Você Decide | Coluna Nostalgia

Relembre o Você Decide na coluna Nostalgia

2
213
portal-comenta-voc-decide--coluna-nostalgia

Quem nunca quis escolher o destino de alguns personagens ou até mesmo mudar o final de alguma história, não é mesmo?! Em 1992 a Rede Globo pensou nisso e criou o Você Decide, programa pioneiro no Brasil em relação a interatividade.

Uma história era apresentada e cabia ao público decidir através do telefone qual final seria exibido, o programa ousou ao discutir sobre incesto, aborto, violência contra mulher, adultério, homossexualidade, assédio, entre outros temas que eram, e por incrível que pareça, ainda são tabus perante à sociedade em que vivemos.

portal-comenta-voc-decide--coluna-nostalgia

Ao longo de sua exibição inúmeros atores participaram dos episódios e foram dirigidos por alguns diretores entre eles, Paulo José, Roberto Talma, Guel Arraes, Herval Rossano, Marcos Paulo, foram alguns que comandaram o programa. Dividido em duas fases, a primeira ocorreu entre 08 de abril de 1992 a 17 de agosto de 2000 e a segunda fase de 2 a 20 de julho de 2001, totalizando cerca de 323 episódios ao longo de seus 09 anos no ar.

portal-comenta-voc-decide--coluna-nostalgia

“Em Nome do Filho”, escrito por Geraldo Carneiro e dirigido por Paulo José foi o primeiro episódio do Você Decide. E contou a história de um delegado que foi interpretado por Otávio Augusto que se viu diante da dúvida: deve ou não entregar seu filho vivido pelo ator Eduardo Felipe à polícia, ao acreditar que o reconhece em imagens colhidas durante um assalto. Era o que os telespectadores deveriam decidir com sua opinião por telefone. “Sim” ou “Não”? Em 1997 era possível escolher dentre três alternativas de final, mas depois voltou-se a apenas duas.

APRESENTADORES:

portal-comenta-voc-decide--coluna-nostalgia

O primeiro apresentador do Você Decide, foi o ator Antônio Fagundes em 1992. Ainda no mesmo ano, Walmor Chagas também apresentou o programa. Em 1993 o comando ficou por conta de Lima Duarte e Carolina Ferraz, que foram substituídos por Raul Cortez e Tony Ramos ainda em 1993, sendo que Raul ficou até 1995 quando Renata Ceribelli passou a apresentar, e o Tony até 1998, passando a apresentação para Celso Freitas que ficou de 1998 até o ano seguinte. O ator Luciano Szafir entre 1999 e 2000, e por fim Susana Werner, em 2001.

SEGUNDA FASE:

portal-comenta-voc-decide--coluna-nostalgia

A Globo pretendia dar um novo rumo em sua grade vespertina em 2001, cancelando a faixa de reprises do Vale a Pena Ver de Novo e apostando alto na reexibição do Você Decide, desta vez com a atriz Susana Werner na apresentação e podendo votar novamente nos finais de cada história, mas o que se viu foi o contrário. A audiência não foi satisfatória e o programa cancelado após alguns dias de sua estreia, para reverter a situação a emissora voltou com o Vale a Pena Ver de Novo e escalou a novela A Gata Comeu (1985), de Ivani Ribeiro tornando-se a primeira a ser reprisada por duas vezes.

RETORNO:

portal-comenta-voc-decide--coluna-nostalgia

Designado a dirigir a nova fase do programa o diretor João Falcão foi convidado em 2017 a gravar o programa piloto que já havia sido escrito, além de ter sido cogitado os nomes de Antônio Fagundes ou Patrícia Poeta para a apresentação, porém nada mais foi divulgado e o projeto pode ter sido cancelado.

portal-comenta-voc-decide--coluna-nostalgia

2 COMENTÁRIOS

  1. Foi um dos melhores programas que assisti, me fazendo lembrar muito, o antigo, “Caso Especial”. Adoraria que voltasse, mesmo que fosse reprisando os episódios passados.

  2. O Você Decide foi o precursor da interatividade na TV brasileira no começo dos anos 90 e dentre os programas que vi me lembro de um dos primeiros em que o público decidiu escolher outro final pois faltou honestidade a quem ficou com o dinheiro que não era deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here