Show do Milhão | Coluna Nostalgia

Apresentado por Silvio Santos, Show do Milhão foi um sucesso que parou o país entre 1999 e 2003

0
438
portal-comenta-show-do-milho--coluna-nostalgia

O Show do Milhão foi um game show que parou o país. Para quem não sabe inicialmente o programa se chamava Jogo do Milhão, posteriormente se tornou em um verdadeiro show.

Impossível não se lembrar do momento em que o único ganhador do milhão acertou a resposta e levou para casa uma bolada em barras de ouro, da pergunta sobre a Via Láctea e da resposta no mínimo inusitada em que a participante responde ser uma marca de leite, além dessa há inúmeras pérolas que podem ser vistas na internet. Pois bem, a coluna nostalgia relembra um pouco sobre este lendário programa.

Produzido e exibido pelo SBT em duas fases sendo a primeira entre 07 de novembro de 1999 a 23 de outubro de 2003 e a segunda de 08 de julho a 09 de setembro de 2009, e contou com a apresentação de Silvio Santos que após uma viagem aos EUA veio com a ideia de produzir um game show e para que isso acontecesse em um curto prazo uma grande campanha de marketing foi feita, pois o programa teria apenas 22 dias de exibição. Para se ter uma ideia nem os próprios funcionários da emissora sabiam do que se tratava a campanha que foi produzida mediante ordens de SS, com a estreia do Show do Milhão e com o enorme sucesso de audiência o game show passou a ser fixo na grade.

Formato:

portal-comenta-show-do-milho--coluna-nostalgia

Na primeira fase o participante precisava responder corretamente 16 perguntas para chegar a pergunta final, na segunda fase a quantidade de perguntas saltou de 16 para 24, contudo o objetivo final permanecia o mesmo.

Ao longo dessa trajetória o participante poderia contar com alguns auxílios sendo eles:

Universitários: Três estudantes de diversas faculdades davam suas respostas à pergunta e cabia ao participante confiar ou não.

Placas: Uma pequena plateia levantava placas numeradas, referentes à alternativa correta. Por exemplo, para a terceira alternativa, levantavam a placa de número 3. Cabia ao participante decidir se concordava com a maioria das alternativas ou não.

Cartas: Quatro cartas de baralho eram viradas e o participante escolhia uma. Se tirasse o Rei, nenhuma alternativa errada era eliminada. Ás eliminava uma alternativa, 2 eliminava duas alternativas e 3 eliminava todas as três alternativas erradas, restando apenas a correta.

Pulos: O participante poderia “pular” a pergunta caso não soubesse a resposta. Esse recurso podia ser utilizado até três vezes.

Na pergunta final, nenhuma das ajudas poderia ser usada. O participante teria de escolher se respondia à pergunta ou parava o jogo e saía com R$ 500 mil. Logo em sua estreia os telespectadores poderiam enviar perguntas através da internet que poderiam ser usadas no programa, e se isso acontecesse, o autor da perguntava faturava R$ 50,00.

Houve diversas formas para selecionar os participantes a primeira foi pela Revista SBT em que os espectadores precisavam enviar o cupom e torcer para ser sorteado, já em 2002 o SBT fechou uma parceria com uma famosa marca de alimentos, e para participar dessa vez era necessário encaminhar cartas com rótulos de embalagens de produtos da marca. No ano seguinte a forma de seleção se deu através de uma operadora de telefonia que sorteava seus clientes.

Guinness Book:

portal-comenta-show-do-milho--coluna-nostalgia

O Show do Milhão conseguiu o merecido destaque no livro de grandes marcas por duas vezes, a primeira foi no período em que a seleção para participar do programa deu-se por envio de carta com rótulos de uma marca de alimentos tendo recebido 78 milhões de cartas. Já a segunda marca atingida foi através do CD-ROM que vendeu milhões de cópias no país inteiro.

Ganhador:

O único ganhador da história do Show do Milhão foi o ex-bancário mato-grossense Sidiney Ferreira, acertando a seguinte pergunta:

Fim:

Apostando alto com o retorno do Show do Milhão em 2009, Silvio Santos viu não ter o mesmo retorno em repercussão e audiência que havia conseguido na primeira fase, cancelando o programa meses após a estreia de sua segunda fase.

Retorno:

Foi anunciado no início de 2017 o retorno do game show, mas dessa vez com crianças participando e com Patrícia Abravanel no comando, porém por circunstâncias não conhecidas o programa não saiu das chamadas.

portal-comenta-show-do-milho--coluna-nostalgia