Porto dos Milagres | Coluna Nostalgia

Porto dos Milagres completa 18 anos e Pedro Lima relembra a trama na coluna Nostalgia

0
216
portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo

♪♫ Yemanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar
Yemanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar (…) ♪♫

Impossível não ouvir um trecho desta canção interpretada por Gal Costa, e não se lembrar da novela Porto dos Milagres que completou 18 anos de sua estreia recentemente. Que tal relembrarmos algumas curiosidades deste folhetim?

portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo

Porto dos Milagres foi uma novela escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, tendo como inspiração as obras Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos, ambos do escritor baiano Jorge Amado. Teve a direção de núcleo de Marcos Paulo, foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 05 de fevereiro a 28 de setembro de 2001, no horário das 20hs, em 203 capítulos.

A história central da novela girou em torno de Félix Guerrero (Antonio Fagundes), um bandido que com o auxílio de sua mulher a ambiciosa Adma (Cassia Kiss) aplicam um golpe na Espanha, porém o golpe não dá muito certo e eles são obrigados a voltar para o Brasil, ao chegar Adma descobre que Bartholomeu (irmão gêmeo de Félix) havia se tornado um homem bastante poderoso na fictícia cidade de Porto dos Milagres, na Bahia. Ao chegar na cidade a megera assassina o cunhado a fim de tomar posse de toda sua fortuna através de Félix, que assume os negócios do irmão.

portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo

Os anos se passam e muita coisa mudou em Porto dos Milagres, menos a luta do grupo de pescadores que é liderado por Guma (Marcos Palmeira). O que o jovem não sabe é sobre sua verdadeira história, o mesmo acredita ser filho do casal de pescadores Frederico (Maurício Mattar) e Eulália (Cristiana Oliveira), que vieram a falecer ainda quando pequeno sendo que na verdade ele é filho de Bartholomeu e da prostituta Arlete Palmeirão (Letícia Sabatella) que o deixou em um cesto antes de ser morta por Eriberto (José de Abreu), capanga de Adma. Vivendo às turras com o prefeito (e tio sem saber) Félix, o pescador Guma se apaixona por Lívia (Flávia Alessandra), vinda de uma importante (e falida) família da cidade a jovem sofreu nas mãos de Alexandre Guerrero (Leonardo Bricio) e de Esmeralda (Camila Pitanga) que aramaram poucas e boas para impedir que o casal protagonista ficassem juntos.

PERSONAGENS EMBLEMÁTICOS:

portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia

Foto: Memória Globo

A novela ficou marcada por uma personagem Rosa Palmeirão (Luiza Tomé), irmã de Arlete a mesma cumpre uma pena de 20 anos de prisão por ter matado um homem, ao retornar à cidade abre o bordel Centro Noturno de Lazer. No entanto seu intuito é descobrir o que aconteceu com sua irmã e destruir a vida de Félix, e para conseguir seu maior objetivo Rosa se relaciona amorosamente com o prefeito, que se apaixona perdidamente por ela despertando a irá em Adma. Tornando-se a heroína da novela Rosa, alcançou a graça do público por fazer justiça aos algozes da cidade, e a cena mais emblemática de sua personagem foi ao ar em seu último capítulo que é quando na posse de Félix a governador do estado, Rosa o esfaqueia na frente de todos.

portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo

Outros personagens que marcaram a novela foi a grande senhora de Porto dos Milagres a ex-primeira dama Augusta Eugênia (Arlete Salles), a perua Amapola Ferraço (Zezé Polessa), a beata Genésia (Júlia Lemmertz), que dividiu cenas hilárias com o garçom Ezequiel (estreia de Vladimir Brichta em novelas) e a volta de um dos personagens mais carismáticos de A Indomada (1997), o deputado de Greenville, Pitágoras Williams Mackenzie (Ary Fontoura) que faria apenas uma participação na novela e acabou ficando até o final. Tiveram destaque também Fulvio Stefanini, Joana Fomm, Tonico Pereira, Taís Araújo, Eloísa Mafalda, Glória Menezes, Nathalia Timberg, Cláudio Corrêa e Castro, Zezé Motta, Ana Lúcia Torre, Marcelo Serrado, Paloma Duarte, entre outros.

AUDIÊNCIA:

Teve uma média geral de 44 pontos.

TRILHA SONORA

portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia
Foto: Capa volume um

A trilha sonora foi dividida em dois volumes que contou com diversas músicas da MPB, havendo destaque as seguintes canções: Caminhos do Mar (Gal Costa), A Lua Que Eu Te Dei (Ivete Sangalo), Crendice (Carlinhos Brown), Entre o Céu e o Mar (Elba Ramalho), Usted Se Me Llevo La Vida (Alexandre Pires), Por Enquanto (Cássia Eller), Atração Fatal (Roberta Miranda), Prontos Para Amar (Guilherme Arantes).

portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia
Foto: Capa volume dois

Abaixo você relembra a abertura oficial de Porto dos Milagres em alta definição:

portal-comenta-porto-dos-milagres--coluna-nostalgia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here