Memes que dizem trazer verdades

A discussão agora é entre Friends e Chaves!

0
528
portal-comenta-memes-que-dizem-trazer-verdades

Faz dois dias que vi amigas postarem aquelas imagens de memes, que surgem nas redes sociais, que dizia: “Chaves é melhor que Friends”. Eu logo comentei, nas publicações, que não era capaz de opinar. Pois gosto e tenho história com ambos.

A verdade é que o seriado mexicano, criado por Roberto Bolaños, em 1972, conquistou toda uma geração. “Chaves” conta a história justamente do menino que dá nome a série. Ele e os amigos Quico, Chiquinha e outros, se metem em várias travessuras e brincadeiras, com muitas lições para serem extraídas, aos que assistem com olhos de criança. Desde 1984, a emissora do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) exibe a série ininterruptamente. Inclusive é uma das brincadeiras da internet, que diz que enquanto o país e o mundo pega fogo e todas as emissoras interrompem suas programações – como no dia da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rosseuf – Silvio Santos, dono do SBT, mantém “Chaves” no ar.




Já o sitcom americano “Friends” narra as histórias de um grupo de amigos que moram, a princípio, no mesmo prédio, na ilha de Manhattan. Eles se aventuram em diversas situações, entre amizades e romances. A série ainda nos deu Jennifer Aniston para adorar.

Agora uma boa análise de ambos, em suas exibições brasileiras, é que “Chaves” tem suas piadas traduzidas, digamos assim, para nosso idioma. Ou seja, escutamos frases como “era melhor ter ido ver o filme do Pelé”, “gol do Corinthias” e cita “Taubaté”. Sendo assim, além de retratar situações reais, como a pobreza e educação, usam elementos do dia a dia de quem assiste. O que é totalmente diferente em “Friends”, para muitos, suas piadas não têm graça justamente porque não fazem parte do cenário brasileiro. Não rola assim identificação. O que para mim, no caso, não acontece.

Quem quiser assistir “Chaves”, como dito em acima, ele ainda está em exibição nas telinhas do SBT e agora também no Multishow. Já “Friends” acaba de estar novamente disponível no serviço de streaming Netflix. Escolha o seu e assista!

um texto escrito por Delduque Avelino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here