Força de um Desejo | Coluna Nostalgia

Há 20 anos atrás estreava Força de um Desejo. Relembre a trama na Coluna Nostalgia

0
131
portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia

Em comemoração aos 20 anos de estreia (e ao meu aniversário. Rsrs), a coluna nostalgia relembra um pouco de uma das tramas mais solicitadas para uma breve reprise. Estou falando de Força de um Desejo, novela escrita por Gilberto Braga e Alcides Nogueira e contou com a direção de núcleo de Marcos Paulo.

portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia

Foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 10 de maio de 1999 a 28 de janeiro de 2000 às 18hs e teve 227 capítulos. A trama principal girou em torno de Inácio (Fábio Assunção) que não se conformava com a forma que o seu pai, o Barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), tratava a sua mãe, a Baronesa Helena Sobral (Sonia Braga), e com isso foi para o Rio de Janeiro, lá ele conheceu a cortesã Ester Dellamare (Malu Mader) e os dois se apaixonaram perdidamente.

Mas com a morte de sua mãe, Inácio volta para a fazenda Ouro Verde para ajudar a seu pai e o seu meio-irmão Abelardo (Selton Mello). Com o passar do tempo, Ester conhece, se envolve e casa com o barão, sendo para ela uma grande surpresa descobrir que se casou com o pai do seu grande amor.

portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia

Incoformado com toda essa situação, Inácio casa-se com a mimada Alice Ventura (Lavínia Vlasak), mas não foi só isso que fez a vida de Ester virar um inferno, a mesma ainda teve que passar por cima das armações da avó de Inácio, a amargurada Idalina (Nathália Timberg). Ao decidirem fugir e viver o amor que um sente pelo outro, Inácio e Ester se veem em uma grande armação, pois o barão é misteriosamente assassinado e o seu filho torna-se o principal suspeito.

Alcides Nogueira havia escrito a sinopse de Força de um Desejo ainda na década de 80, e a mesma acabou sendo “engavetada”. Só após alguns anos que a emissora decidiu produzir, diante disso o autor afirmou ao blog “Eu Prefiro Melão”, de Vitor Oliveira:

“A história da sinopse já é uma novela em si. Eu a escrevi, tomando como plot um livro muito pouco conhecido do Visconde de Taunay – A Mocidade de Trajano – e adaptei da maneira mais livre possível. Entreguei a sinopse ao Paulo Ubiratan. Ele morreu (…) e a sinopse sumiu. Tempos depois, o Marcos Paulo achou a própria e mandou para a Marluce Dias da Silva (que comandava a emissora na época). Eu estava com o Silvio e o Bosco Brasil em Torre de Babel. Para resumir a ópera, a sinopse foi parar nas mãos do Gilberto, que gostou bastante dela (…) e propôs um segundo tratamento, a quatro mãos. Foi assim que nasceu a novela (…)”.

Força de um Desejo foi a terceira novela mais longa da década de 90, ficando atrás apenas de Barriga de Aluguel que teve 243 capítulos, e Quatro por Quatro, que teve 233. Mesmo com uma história longa, a novela não caiu no marasmo e teve folego até seu último capítulo, sobre isto Daniel Filho disse em seu livro Circo Eletrônico:

“A novela foi esticada tremendamente: 227 capítulos, mas começou e terminou com amor […]. Foi cansativo para o autor, Gilberto Braga, e toda a equipe que trabalhou com ele, Sérgio Marques, Ângela Carneiro. Era muito bem feita, muito bem representada. Em momento algum houve desarmonia em seu elenco, nem no elenco principal, nem no coadjuvante, nem nos estreantes.”

portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia

Após 19 anos afastada, Sonia Braga volta em uma brilhante participação em Força de um Desejo, sua última participação havia sido em Chega Mais de 1980. Já em 2018 quem volta a telinha é a baronesa de Sobral, isso mesmo, a atriz Malu Mader reviveu sua personagem em uma participação na novela Tempo de Amar.

ELENCO:

portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia

A novela contou com um elenco estrelar a exemplo Claudia Abreu, Marcelo Serrado, José de Abreu, Denise Del Vecchio, Claudio Corrêa e Castro, Giovanna Antonelli, Chica Xavier e José Lewgoy, sendo esta sua última participação em uma novela.

REPRISE:

portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia

Foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo entre 26 de setembro de 2005 a 10 de fevereiro de 2006 e teve 100 capítulos.

TRILHA SONORA:

portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia

A trilha sonora foi produzida por Roger Henri e contou com muitas músicas instrumentais, a se destacar o tema da abertura Tema de Ana Valsa composta por Tom Jobim e com arranjos do maestro Jaques Morelenbrau, mas houve canções interpretadas por grandes cantores como O Amor Para Mim – Daniela Mercury, Dono de Mim – Sandra de Sá, Valda do Desejo – Simone e Doce Prisão – Fafá de Belém.

portal-comenta-fora-de-um-desejo--coluna-nostalgia