As Luzes mais Brilhantes – Augusto Alvarenga | Resenha do livro

As Luzes mais Brilhantes mostra que existe muito amor em SP

0
326
portal-comenta-as-luzes-mais-brilhantes--augusto-alvarenga--resenha-do-livro

Sabe aquela sensação de tristeza, boa que fique bem claro, por terminar um livro? Você gosta tantos dos personagens, se envolve com a história, sorri, chora e, de repente, acabou. Quero mais! Estou falando do excelente “As luzes mais brilhantes” do escritor Augusto Alvarenga, publicado pela editora Astral Cultural. O livro, que é surpreendente, conta a história de dois personagens, que se conhecem da maneira mais inusitada, porém seus caminhos vão se cruzando e as coisas vão acontecendo entre eles, naturalmente. São Bruna e Julién. Ele tão cheio de problemas, neuras e dores. Ela feliz, sorridente e tranquila. Ponto, aliás, que chama muita atenção, pois Bruna é negra, porém Augusto trata a questão do racismo de maneira tão superficial, ou seja, Bruna não está vulnerável, nem se faz de vítima de como é tratada, muito menos levanta bandeiras.

A história é sobre encontra o amor, entretanto, mais que isso, encontrar o amor que você precisa. Encontrar aquele colo confortável, encontrar a paz. A gente entrega o sentimento que recebe. Essa é a grande lição da obra. Os protagonistas têm seus momentos e questionamentos individuais, mas descobrem que podem fazer tudo junto, que seus mundos se somam. A narração, inclusive, é dupla e como eu amo isso. Tão com enxerga a história por dois pontos de vistas.

Bruna e Ju, como ele é chamado, me ensinou que para uma história ser boa, o coração tem que bater de verdade. É isso que um faz com o outro. Um deles, não darei spoiler de qual, têm seus pedaços fragmentados colados, pela presença do outro. Afinal o coração é um oceano cheio de ondas, que vão e vem de forma bem diferente. Augusto Alvarenga prova que as luzes da cidade são lindas de ver, mas também de sentir. Que carinho, esperança e compreensão são essenciais e que existe muito amor em SP.

Um texto escrito por Delduque Avelino