A Viagem | Coluna Nostalgia

Relembre a trama de Ivani Ribeiro que abordou o espiritismo em sua trama central.

0
422
portal-comenta-a-viagem--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo/Divulgação

A Viagem foi um remake da telenovela homônima exibida pela TV Tupi (1975), ambas escritas por Ivani Ribeiro, foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 11 de abril a 21 de outubro de 1994, no horário das 19hs, em 167 capítulos. E contou com a direção geral de Wolf Maya, a trama central girou em torno da vida após a morte de acordo com a doutrina espírita kardecista.

portal-comenta-a-viagem--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo/Divulgação

Alexandre (Guilherme Fontes), é um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por latrocínio e passa a atormentar a vida de todos que julga responsáveis por seu trágico destino. Diná (Christiane Torloni) sua irmã mais velha, decide protegê-lo e para isso recorre aos melhores advogados para defendê-lo, ciente da gravidade em que se encontra o seu irmão a mesma decide implorar a ajuda do criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes), mas ao saber que a vítima do crime praticado por Alexandre era seu amigo Otávio, torna-se o responsável pela sua condenação.

Após ter cometido o suicídio, Alexandre é encaminhado ao Vale dos Suicidas, e de lá tenta prejudicar a vida dos responsáveis por seus infortúnios sendo eles: Otávio, Raul (Miguel Falabella), seu irmão, e Téo (Maurício Mattar) ex-marido de Diná, que no decorrer da trama se envolve com a batalhadora Lisa (Andréa Beltrão), ex-namorada de Alexandre.

portal-comenta-a-viagem--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo/Divulgação

O médico Alberto (Cláudio Cavalcante), que é adepto ao espiritismo percebe que os conflitos que vem acontecendo na vida de boa parte dos personagens está sendo causado pelo espírito de Alexandre, e decide o ajudar com reuniões mediúnicas. Toda essa situação faz com que o mesmo se apaixone por Estela (Lucinha Lins) irmã de Alexandre. Percebendo que o amor que sente por Diná não é por acaso Otávio, pede ao amigo Alberto para fazer uma regressão e acaba descobrindo que sua ligação com a sua amada vem de outras vidas, mais adiante o casal protagonista descobre que Otávio matou Alexandre em outra vida por ciúmes de Diná.

portal-comenta-a-viagem--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo/Divulgação

Após Otávio sofrer um acidente fatal provocado pelo espírito de Alexandre, Diná entra em uma profunda depressão por não aceitar a sua perda. Ao encontrar a sua sobrinha a Bia (Fernanda Rodrigues) que havia desaparecido Diná não resiste e acaba morrendo nos braços da mesma. Já no nosso lar Diná, insiste na regeneração espiritual do irmão, porém não é fácil até certo momento em que no desespero Alexandre clama por Deus, e a partir de então ele acaba encontrando o caminho da luz e perdoa todos os seus desafetos e no último capítulo reencarna como filho de Téo e Lisa. Ainda no último capítulo dona Maroca (Yara Cortes), morre e ao chegar no nosso lar é recepcionada por sua filha Diná em uma cena emocionante, já na última cena Otávio e Diná, unem-se em uma só energia comprovando que foram feitos um para o outro.

Tiveram destaque na trama os atores Thais de Campos (Andrezza), Laura Cardoso (Guiomar), Suzy Rêgo (Carmem), Ary Fontoura (Seu Tibério), Nair Belo (Dona Cininha) e o Breno Moroni que deu vida ao misterioso Mascarado/Adonay. No quesito audiência A Viagem fechou com uma média geral de 52 pontos sendo considerada a maior novela das 19hs na década de 90.

portal-comenta-a-viagem--coluna-nostalgia
Foto: Memória Globo/Divulgação

A trilha sonora nacional e internacional conta com grandes sucessos da época como: Esqueça (Fábio Jr), Caminhos de Sol (Yahoo), Quando Chove (Patrícia Marx), A Viagem (Roupa Nova), Linger (The Cranberries), I Miss You (Haddaway) e I’ll Stand by You (Pretenders).

portal-comenta-a-viagem--coluna-nostalgia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here